Disciplinas Optativas

  • DISCIPLINA: Escrita científica de artigos e redação de recursos educacionais (OPTATIVA)

Ementa: Visa capacitar o aluno a elaborar texto científico, principalmente na forma de artigo, em que sejam apresentados os resultados do respectivo projeto de dissertação. 

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Docentes: Thiago José Matos da Silva

  • DISCIPLINA: HUMANIZAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE(OPTATIVA)

Ementa: Enfoques teóricos-educacionais e sua aplicação no desenvolvimento das atividades em saúde. Aspectos teóricos da avaliação de programas de saúde. Políticas Públicas de Saúde no Brasil: processo de configuração das atuais Políticas Públicas. Programa de Humanização do SUS.

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Docentes: Vanina Papini Góes Teixeira

  • DISCIPLINA: PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE (OPTATIVA)

Ementa: Desenvolvimento de habilidades e interesses para a pesquisa qualitativa em saúde, considerando que os processos de ensino em saúde e tecnologias de cuidado estão sujeitos a um conjunto de influências sociais e culturais que ultrapassam a dimensão biológica. Os conteúdos e métodos desta disciplina devem colaborar para a elaboração de projetos de pesquisa qualitativa, bem como para a produção e análise dos dados. 

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Docentes: Kerle Dayana Tavares de Lucena

  • DISCIPLINA: EVIDÊNCIA EM SAÚDE: INTRODUÇÃO A REVISÃO SISTEMÁTICA (OPTATIVA) Ementa: Introdução aos conceitos relacionados à elaboração de uma revisão sistemática da literatura e avaliação crítica os artigos científicos para embasar prática.

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Docentes: Monique Carla da Silva Reis

  • DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA AO ENSINO NA SAÚDE E TECNOLOGIA (OPTATIVA)

Ementa: Estatística aplicada ao ensino na saúde e tecnologia. Introduzir as bases da estatística; desenvolver no aluno, o espírito crítico na análise de trabalhos de pesquisa, tanto no planejamento como no tratamento estatístico empregado; e capacitar o aluno a processar e analisar os dados utilizando o computador.

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Docentes: Lucyo Wagner Torres de Carvalho e Euclides Mauricio Trindade Filho

  • DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA (OPTATIVA)

Ementa: História da Epidemiologia. Conceitos básicos. Indicadores de Saúde. Estudos de Mortalidade. Medidas de ocorrência de doenças. Prevalência, incidência. Fundamentos metodológicos da epidemiologia. Aplicações da epidemiologia: agravos infecciosos e parasitários, vigilância epidemiológica, agravos crônico-degenerativos, serviços de saúde e qualidade dos serviços de saúde. Medidas de associação. Causalidade. Aplicações em solução de problemas práticos dos serviços de saúde.

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Docentes: Euclides Mauricio Trindade Filho e Kerle Dayana Tavares de Lucena

  • DISCIPLINA: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ONLINE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (OPTATIVA)

Ementa: Princípios da educação online; práticas didático pedagógicas na modalidade a distância, com ênfase na aplicação de metodologias ativas para a formação de profissionais de ensino em Ciências da Saúde. Desenho instrucional de disciplina on-line, com a utilização de ferramentas de autoria e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na construção do conhecimento. Análise das interfaces de Ambientes Virtuais da Aprendizagem (AVA), plataformas computacionais, aplicativos, e sistemas utilizados em educação, como forma de estimular uma aprendizagem autônoma, ativa e colaborativa, aplicada ao ensino em saúde.

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Docentes: Rozangela Maria Fernandes de Almeida Wyszomirska 

  • DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DA SAÚDE (OPTATIVA)

Ementa: Requisitos teórico-práticos para um planejamento eficiente de programas de ensino em saúde, baseados na teoria e nas tecnologias comportamentais. Descrição das etapas necessárias para o planejamento de programas de ensino em saúde. Descrição de objetivos terminais de programas de ensino. Identificação de objetivos intermediários do programa de ensino. Planejamento de avaliações dos repertórios iniciais dos aprendizes de um programa de ensino. Definição da sequência para ensino dos objetivos. Planejamento das condições de ensino. Avaliação de resultados do programa de ensino.

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Docentes: Carmen Silvia Motta Bandini e Heloisa Helena Motta Bandini 

  • DISCIPLINA: CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ÁREA DA SAÚDE (OPTATIVA)

Ementa: Introdução à propriedade intelectual. Sistema de propriedade intelectual no Brasil. Patente. Patenteabilidade. Pedido de patente. Proteção da patente.

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Docentes: Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira 

  • DISCIPLINA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM SAÚDE DO TRABALHADOR (OPTATIVA)

Ementa: Abordagens atuais sobre estratégias educativas em saúde do trabalhador. Promoção da saúde ocupacional e prevenção das doenças ocupacionais. Formas, estratégias, gestão e desenhos organizacionais e o impacto na saúde do trabalhador. Percepções, subjetividade e sentido do trabalho. Estratégias de comunicação e saúde do trabalhador. 

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Docentes: Geraldo Magella Teixeira

  • DISCIPLINA: BASES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM (OPTATIVA)

Ementa: Estudo sobre os fundamentos da educação, bases teóricas e interface entre a educação e a saúde; Reflexão sobre a formação e a educação permanente de profissionais de saúde; Estabelecimento de relações entre a ação educativa e a prática do profissional de saúde na comunidade; Orientação e elaboração do planejamento de ensino; Introdução dos caminhos metodológicos inovadores no ensino na área da saúde; Caracterização das metodologias educacionais aplicáveis a programas de saúde; Definição do conceito e tipos de aprendizagens (por descoberta, baseada na comunidade, baseada em problemas, problematização); Compreensão sobre práticas baseadas em evidências; Discussão sobre os desafios atuais na interdisciplinaridade entre educação e saúde.

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Docentes: Paulo José Medeiros de Souza Costa 

  • DISCIPLINA: ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DO UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA (OPTATIVA)

Ementa: Estudo das questões relacionadas ao currículo, ao planejamento de ensino e da avaliação pedagógica na educação superior, visando a permanência e o sucesso educacional do universitário com deficiência

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Docentes: David dos Santos Calheiros