Linhas de Pesquisa

  1. FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM ENSINO NA SAÚDE

Descrição: Abriga projetos de pesquisa e o desenvolvimento de produtos sobre competências docentes e sua relação com a formação em saúde; processos de educação permanente, recursos didático-pedagógicos centrados no ensino da saúde e integração ensino-serviço.

PROJETOS:

1.1 Formação de profissional desafios e possibilidades

Conhecer as tecnologias de ensino e cuidado desenvolvidas nos cursos de graduação, ensino profissional, pós graduação e extensão oferecidos por IES na área da saúde. Compreender processos de cuidado e suas tecnologias aplicadas na articulação do ensino em serviço. Estudar o processo de formação profissional e analisar as técnicas e tecnologias que otimizam o processo de ensino aprendizagem. Analisar a adequação do processo de aprendizagem para formação profissional e discutir as implicações da EaD para formação do discente e para atualização do profissional formado na área da saúde

1.2 Desenvolvimento do comportamento humano

Identifica fatores responsáveis pelos diversos comportamentos dos seres humanos e as possíveis correlações entre as habilidades cognitivas e comportamentais.

2. TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NA SAÚDE

Descrição: Investiga as tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos. Investiga e implementa o ensino de computação científica, instrumentos e bases de dados para solução de problemas e tomadas de decisões em saúde. Investiga o uso de simuladores, modelos, telessaúde, registros eletrônicos de dados depacientes para o ensino e desenvolvimentos de habilidades profissionais em saúde.

PROJETOS:

2.1 Tecnologias no Ensino e no Cuidado em Saúde

Investiga as tecnologias em contextos educativos e no cuidado em saúde, implementa o ensino, instrumentos, geração de bases de dados para solução de problemas e tomadas de decisão em saúde, investiga o uso de simuladores, modelos, telessaúde, registro eletrônico desenvolvimento de habilidades e modelos de aprendizagem.

2.2 Produtos Educacionais Aplicados no Ensino em Saúde

Desenvolve, avalia e valida produtos destinados ao ensino na saúde.