Disciplinas Obrigatórias

  • DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: A disciplina visa a esclarecer todas as etapas de um projeto de pesquisa, desde a formulação da pergunta, o delineamento adequado para atingir o objetivo proposto, o cálculo do tamanho e a seleção adequada da amostra até o rigor e reprodutibilidade do método que leva à obtenção de resultados confiáveis. Nessa disciplina serão abordados temas como fundamentos históricos e epistemológicos do conhecimento científico; gêneros acadêmico/científicos e suas características. Após o curso o aluno terá condições para a produção científico-tecnológica, busca e definição de temas relevantes, levantamento e formulação da pergunta condutora do projeto científico, hipótese e dos objetivos da pesquisa. O aluno também se sentirá apto para a construção do referencial teórico-metodológico e de produção e planejamento de textos acadêmico/científicos. O aluno aprenderá sobre regras de formatação, citações e referências bibliográficas assim como as fontes de informação da literatura científica e estratégias de busca na pesquisa científica. Serão também instruídos quanto ao uso de softwares para a organização do banco de dados da literatura científica.

Crédito: 3

Docentes: Carmen Silvia Motta Bandini Flávia Accioly Canuto Wanderley 

 

  • DISCIPLINA: RECURSOS EDUCACIONAIS

Ementa: Instrumentalização dos alunos para o desenvolvimento de métodos e técnicas de comunicação no ensino na saúde, suas formas e aplicação nos cenários de prática bem como as possibilidades de estruturação de recursos educacionais. A comunicação como uma habilidade social. 

Crédito: 2

Docentes: Almira Alves dos Santos 

 

  • DISCIPLINA: SUS COMO ESCOLA

Ementa: Os programas Pró-Saúde, Pet – Saúde. A história do SUS. A relação entre políticas de saúde pública e educacionais no contexto do SUS. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da saúde. Cenários de prática e integração à rede de serviços de Saúde. Internatos, e pós-graduações multiprofissionais. Humanização no ensino e na Assistência. Hospitais de ensino. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade. A relação entre a educação e o trabalho, buscando as bases da construção de uma prática reflexiva.

Crédito: 2

Docentes: Paulo José Medeiros de Souza Costa

 

  • DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO CONCLUSÃO CURSO E PRODUTO EDUCACIONAL I

Ementa: Acompanhamento dos projetos de pesquisa através de seminários integrados com a participação dos professores e alunos do programa. Funciona como oficinas de construção coletiva onde os principais problemas de pesquisa são discutidos e também a produção científica e técnica do programa. 

Crédito: 1,5

Docentes: Todos

 

  • DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO CONCLUSÃO CURSO E PRODUTO EDUCACIONAL II

Ementa: Acompanhamento dos projetos de pesquisa através de seminários integrados com a participação dos professores e alunos do programa. Funciona como oficinas de construção coletiva onde os principais problemas de pesquisa são discutidos e também a produção científica e técnica do programa.

Crédito: 1,5

Docentes: Todas

 

  • DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 

Ementa: O orientador deverá ir ao campo de prática educativa, conheça o local de trabalho do orientando e acompanhe a implementação da proposta que gerará o trabalho de conclusão. O objetivo é que o orientador tome conhecimento da realidade do ambiente de trabalho de seu orientando de modo que, em parceria, possam levantar questões a serem estudadas e assim contribuir efetivamente para a melhoria do ensino no país.

Crédito: 2

Docentes: Todos

 

DISCIPLINA: ATIVIDADES COMPLEMENTAR

Crédito: 2

Docentes: Flávia Accioly Canuto Wanderley

 

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Crédito: 5

Docentes: Todos